Anúncio

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Resenha | "A Culpa é das Estrelas", de John Green

Esse é um livro que repercutiu muito na mídia nos últimos meses, mas confesso que não estava a fim de fazer a leitura dele. Aos que se perguntam por que, direi: por causa de alguns fans. Toda saga possui fans, mas alguns exageram na idolatria a certos livros..E quando digo isso, não me refiro a encontros dos fandons ou cosplays (sou uma praticante ativa dessas atividades ^^), mas sim aquelas declarações exageradas e cheias de melosidade que passam uma aparência um tanto quanto pegajosa do livro. E foi por esse motivo que demorei tanto a ler. Porem, como sabem, gosto de ter minha opinião sobre todos os assuntos e resolvi – para alegria de minha amiga – ler o tão famoso livro. E hoje, farei minha analise ^^



SINOPSE:‘’Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.’’

Bem, você lendo a sinopse já imagina como será a história (principalmente o Warverson kkkkkkk): um casal loucamente apaixonado que faz de tudo para viver seu amor e bla bla bla...Não gosto de livros melosos, e quando li a sinopse fiquei mais tentada a larga-lo em algum canto e ir fazer outra coisa kkkkkkkkk Porem, resolvi que leria no mínimo o primeiro capítulo..Ainda bem que fiz isso.



John Green
A história é narrado por Hazel Grace,uma adolescente de 16 anos prestes a completar 17 que desde os 13 anos sofre de câncer na tireoide, o qual evoluiu para uma metástase no pulmão. Os médicos insistem que ela por ficar muito tempo pensando na morte esteja depressiva, e a aconselham (ou forçam, como queira imaginar kkkk) a frequentar um grupo de apoio. Lá, ela conhece um garoto chamado Isaac (não falarei praticamente nada dele rsrsrs) e o tão esperado bad boy: Augustos Waters. Dai para frente não falarei mais nada...pois seria maldade dar spoilers.

O inicio do livro é algo impressionante, e foi um choque pra mim. Eu esperava que a personagem fosse algo mais triste, mas depressiva, delicada, frágil...Mas ai a Hazel se revelou totalmente o oposto. Dona de um humor negro, ela faz piadas inteligentes sobre a própria morte (e eu amei ^^). E continua assim por alguns capítulos, te prendendo mais e mais, até que Green lança uma rede que te prende de vez: Augustus. Eu achei brilhante essa jogada dele, pois ele inseriu Augustus justo quando você ainda se encontra enfeitiçado pela Hazel e seu humor negro, tornando o circulo perfeito. Ai você pensa: ‘’vai ficar meloso, eles serão mais um casal pegajoso como todo e qualquer casal’’... Não caro leitor, não é assim que funciona kkkkkkkkkk.  Primeiro por que o Gus não faz o tipo meloso; ele é cheio de pequenas e engraçadas crises existenciais e filosofias um tanto quanto...Peculiares. E segundo por que a Hazel não deixaria; ela faz o tipo ‘’mulher independente’’, mesmo tendo câncer e andando com um carrinho de oxigênio de um lado para o outro kkkkkkkkk.

O bom do livro é que a todo momento ele te faz pensar algo, já que no enredo possui outro enredo: o do livro favorito de Hazel, que ela considera como uma bíblia (o qual ela sai em uma busca incessante para saber o final..um livro fictício chamado Uma Aflição Imperial). E o livro possui uma personagem que segundo ela retrata a verdadeira essência de alguém que possui alguma doença terminal. São coisas assim que te fazem pensar e ver como alguém no mesmo estado da Hazel pensa  ou se sente...Nas motivações que essas pessoas tem para conseguir aproveitar o máximo de suas vidas programadas. O livro em seu desenvolvimento é ótimo,: é claro, e não tem aquela lenga lenga desnecessária que todo leitor tem que passar...Ao meu ver, ele é bem mais objetivo em sua narração, só falando aquilo que realmente queremos saber.

As partes românticas são carregadas de emoção, por que elas são poucas e você sente cada palavra escrita. Você sente que aquilo que eles dizem, dizem esperando que seja a ultima vez, e isso em um romance é algo essencial. Não é um livro carregado de sentimentalismo, mas sim feito para que você entenda o verdadeiro significado de achar alguém que você ame e saiba demonstrar da maneira certa, e nos momentos certos. Alem do mais, a uma cena do livro que me marcou muito: acontece algo a Hazel, ela perde uma pessoa (não se assustem, não direi quem é) e ela passa pelo momento em que todos que perderam alguém especial sabem como é..Aquele momento que a ficha cai. O modo como Green escreveu isso foi, de longe, o melhor retrato da dor de perder uma pessoa. Me identifiquei muito com isso, por que já passei por uma situação assim e foi do mesmo jeito que senti. Não foi uma escrita forçada, algo fabricado por olhos que só veem externamente o que se passa, mas sim as palavras de quem realmente já sentiu isso, e eu gostei muito mesmo,  muito fiel.

Bem, sobre o desfecho do livro...Eu gostei( Jura?!!? ¬¬). O desfecho  foi algo que eu já esperava com certeza, mas só ao ler foi senti que tinha acabado o livro. Querendo ou não, quando terminamos um livro sempre ficamos imaginando o que aconteceria aos personagens, como seria a continuação. Mas quando terminei, senti como se fosse realmente o ponto final da história. Foi uma história de certa forma real, algo que poderia realmente acontecer, o que só intensificou o final para mim. É um final que eu esperaria na vida real, e um final que eu com certeza gostei no livro.

Para esse livro, não posso dar menos que 5 estrelas. Ganhou pela sua narrativa, o modo como retratou o tema, o modo como expôs o sentimento das personagens e o modo como consegue mexer com as emoções do leitor. Leiam (principalmente você Warverson) e tenho certeza que não se arrependerão...eu acho XD

Mil beijos,até a próxima :*



2 comentários :

  1. Adorei a resenha! Livro comovente...

    http://minhasprimeirasimpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que história!
    Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Obrigado por Comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...