Anúncio

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Resenha | Fortaleza Digital - Dan Brown

Sinopse: Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado (o Fortaleza Digital), a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama. Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.

Fazia tempo que não lia nada de Dan Brown, então decidi pegar esse livro emprestado e risca-lo logo da minha lista. Mas devo admitir que ele me surpreendeu, logo eu que pensava que mais nada do Sr. Brown ia conseguir fazer isso comigo (me refiro ao Simbolo Perdido). Este livro é excelente, cheio de surpresas, enigmas e dramas, bem a cara do autor.


Mesmo lembrando e muito os outros grandes sucessos do escritor estadunidense, este livro tem algo de especial. Deve ser porque esta foi a primeira publicação dele, ou seja, é aí que ele começa a desenvolver sua formula que é aplicada em todas as suas outras publicações: uma pessoa inteligente é chamada pra ajudar a desvendar um grande mistério e acaba se envolvendo num grande trama político/religioso.

A fórmula pode ser a mesma mas a sensação que se sente ao ler esse livro é fantástica. Cada coisa nova que vamos descobrindo durante a leitura, cada curiosidade que Dan Brown vai revelando ao longo da obra, tudo faz com quer o leitor se deleite à cada página que lê.

Os personagens são ótimos: Susan Fletcher é linda e inteligente, ocupa um alto cargo no setor de criptografia da NSA e chegou lá com muita dedicação. Seu noivo, o professor universitário David Becker, carismático e profundo conhecedor de línguas estrangeiras as quais fala perfeitamente. Ainda tem Trevor Strathmore, Vice-Diretor da NSA. Ele que descobre a existência do Fortaleza Digital e começa a luta para desencriptá-lo recrutando sua pupila e principal funcionária Susan e separadamente David. E nenhum livro pode se considerar de Dan Brown se não tiver um ótimo assassino. Nesse caso ele é Hulohot, um mercenário português, e seu grande diferencial é que ele é completamente surdo (mas isso não o impede de se livrar de qualquer um que esteja no seu caminho).

Com base em tudo isso, em um intervalo de 1 à 5, eu dou uma noda de 4 para Fortaleza Digital, o que o coloca entre um dos três melhores livros de Dan Brown. Agora só falta eu ler Inferno, o livro mais recente do autor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...