Anúncio

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Resenha | O Héroi Perdido de Rick Riordan

Finalmente, depois de tanta espera, consegui comprar O Herói Perdido, primeiro livro da saga Os Heróis do Olimpo. Terminei de lê-lo em menos de uma semana (isso em meio aos meus estudos pra faculdade), só de tanta empolgação que eu estava. Então, vamos começar a resenha.



Título: O Herói Perdido (The Lost Hero) | Autor: Rick Riordan | Editora: Intrínseca | Sinopse: Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles: 
Sete meios-sangues responderão ao chamado.Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.Um juramento a manter com um alento final,E inimigos com armas às Portas da Morte afinal. 
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar… e muito.

Em O Herói Perdido nos são apresentados três novos semi-deuses personagens (Jason, Piper e Leo). Jason acorda em um ônibus segurando a mão de uma linda adolescente, Piper, que diz ser sua namorada, porém Jason não lembra dela (aliás, ele não lembra de absolutamente nada, nem mesmo quem ele é). Piper fica confusa por não saber o que estar acontecendo com Jason (o que piora muito a sua situação que já estava bastante complicada). E ainda tem Leo (com seu jeito engraçado e brincalhão, e seu amor por seres não-orgânicos máquinas) que diz ser o melhor amigo do "desmemoriado". E como se o dia já não estivesse ruim o bastante para eles, nossos heróis ainda sofrem um episódio estranho em uma visita ao Grand Canion, que faz com que eles parem no Acampamento Meio-Sangue.


Duas coisas muito interessantes e diferentes em relação a Percy Jackson e os Olimpianos são: primeiro o fato de a historia ser narrada em terceira pessoa e não em primeira como a serie anterior (que era narrada pelo próprio Percy), o que nos dá uma ideia melhor sobre a dimensão das coisas; segundo é que temos a pespectiva dos três personagens principais e não só de um.

Essa nova saga trás várias novidades para nós (fãs de mitologia), como por exemplo o fato de que o Acampamento Meio-Sangue não ser o único para semi-deuses. Tem também o fato de que, nessa série, Rick Riordan introduz a mitologia romana para fazer par com a mitologia grega. E não vá pensando que não tem muita diferença entre elas, ou que os deuses só mudam os nomes, como imaginava nossa amiga Anabeth (Zeus = Júpiter, Hera = Juno, Poseidon = Netuno). Mas isso vou deixar vocês descobrirem por si mesmos, agora vamos nos concentrar nos novos personagens que tem Transtornos de Déficit de Atenção com Hiperatividade.


Piper
Jason: como já foi mencionado anteriormente, ele aparece sem memória e muito confuso, o que o torna mais interessante. Ele é filho de Zeus, ou como ele mesmo gosta de dizer, de Júpiter. Essa é a parte mais legal dele, sua preferência pela mitologia romana e não pela grega (como todos os outros). Entre essas preferências está a de chamar a rainha do céu Hera de Juno, Hefesto de Vulcano, Bóreas (o deus do gélido Vento Norte) de Áquilo e outros. Jason fica toda a historia em busca de suas memórias e, aos poucos, vai recuperando-a (o que pode ser bom ou não.)


Piper: a linda e jovem filha de Afrodite (deusa do Amor e da Beleza, nada mau para a mais velha dos Olimpianos) que tem um certo costume de roubar (ou como ele mesma gosta de dizer, de pedir emprestado) as coisas alheias, mas só faz isso para chamar a atenção do pai, um rico e famoso ator de Hollywood (que vai ter uma participadão muito importante nesse primeiro livro da serie). Piper faz de tudo para esconder quem ela é realmente, mas ao longo da história vai mudando e se tornando mais confiante o que não é necessariamente uma coisa boa.


Leo: tão importante quanto os outros dois (ou até mais, como dizem alguns imortais na obra) e o mais engraçado, ele é filho do deus do Fogo, o feioso Hefesto, de quem herdou a sua genialidade para construir máquinas e aparelhos mecânicos e eletrônicos. Com seu "cinto-de-utilidades" (que tem quase tanta coisa quanto o do Batman) ele é capaz de consertar qualquer coisa (qualquer coisa mesmo) Mas como todo mundo, Leo tem um ponto fraco, que é o seu tenebroso passado que ele tenta a todo custo escapar.


Mas, como diz um velho ditado que eu acabei de inventar "Todo livro bom tem um bom autor". Então vamos falar dele.


Rick Riordan com certeza entrou na minha lista de escritores favoritos (junto com J.K. Rowling de "Harry Potter" e Dan Brown de "O Código Da Vinci"), não só porque alguns de seus livros estão no meu top 10 de livros preferidos, mas porque também esse cara ta evoluindo muito em sua escrita e sem levar em conta que ele é um dos poucos escritores no mundo que lançam dois livros (de sucesso) em um ano. Mas voltando a falar em sua evolução pra quem é fã de Pokémon, A narrativa de O Herói Perdido é muito melhor (e que Poseidon me perdoe) do que a da saga PJ&O, o enredo e as conversas são mais envolventes os personagens são mais bem trabalhados e detalhados, tudo isso faz com que nós leitores não queiramos largar o livro por nada. Ou seja, o que ficou legal em Percy Jackson e os Olimpianos e ficou melhor em As Crônicas dos Kane, aqui nessa nova aventura de meio-sangues ficou excelente. Ou seja mais uma vez, esse livro está super recomendado para todos vocês.


Antes de terminar essa resenha (que ficou mais grande do que eu espera, mas em compensação é a que eu considero a minha melhor resenha até afora) e que eu dê as notas, eu gostaria de dar uma dica para vocês que estão querendo ler esta obra. A dica é: leia a serie Percy Jackson & os Olimpianos (os seis livros, não só os cinco principais) principalmente se você não a leu ainda, mas se você já tenha lido... leia mais uma vez.


E para encerrar dessa vez é sério, Percy Jackson não aparece neste primeiro livro da serie (ele é só mencionado as vezes), ao contrario de Anabeth, Quíron, Thalia e Clarisse (só no final) que participam dessa historia. Mas não fique triste, vou adiantar pra vocês que ele aparece no próximo livro "O Filho de Netuno" porque, mesmo Jason sendo filho de Zeus, ele sozinho não daria conta desse novo vilão (ou melhor, Vilã) que é muito mais poderoso que o Titã Cronos e muito mais perverso também.


Nota
Capa: 10,0
Originalidade: 10,0 
Historia: 10,0
Narrativa: 10,0
Personagens: 10,0


Média: 10,0


E o prêmio de Melhor Personagem-Dragão Coadjuvante vai para... Festus de O Héroi Perdido



2 comentários :

  1. Quero muito ganhar esse livro, concerteza é demais <3

    ResponderExcluir
  2. Deve ser um livro muito bom para ler, até sou suspeita para falar algo, pq sou super fã de Pecy Jackson, comecei ser fã pelos filmes, mas agora estou me interessando pelos livros, e esse sem dúvida é um que eu quero ler! Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir

Obrigado por Comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...