Anúncio

sábado, 3 de maio de 2014

Resenha | "O Esqueleto", de Camilo Castelo Branco

Primeiro livro de Camilo Castelo Branco que eu leio na vida, e uma coisa eu posso garantir... não será o último!

Sinopse: Era justa e plausível a admiração que infundia no espírito dos portuenses, nada espantadiços de mulheres formosas, uma francesa que, poucas vezes, se via no Porto, aí pelos anos 1834 até 1839. Sabia-se que esta dama vivia numa quinta dos arrabaldes da cidade, e para ali viera com um fidalgo português, regressado da emigração em 1835, sujeito pacífico, estranho às vitórias da liberdade, e também estranho aos reposteiros das secretarias. Era Nicolau de Mesquita.
Comecei a lê-lo sem muita expectativa, já que este não é um dos meus gêneros favoritos. Podemos dizer que foi só por curiosidade mesmo. E olha a minha surpresa quando me deparo com uma excelente obra, divertida e engraçada. Vamos aos fatos.

O enredo se passa em Portugal, na cidade de Porto, em pleno século XIX. Lá somos apresentados ao Morgado (gostei dessa palavra) de Palmeira, o senhor Nicolau de Mesquita e sua "amante" a senhora (e francesa) Margarida Froment. Esta, é esposa de um "amigo" de Nicolau, mas fugiu do marido e da França pra ficar com o Morgado na cidade portuguesa. É isso mesmo, naquele tempo já existia o famoso "Amigo-Fura-Olho". Rsrsrs..


Mas também existiam amigos mais honrados. Tanto que no primeiro capítulo, já aparece outro amigo francês de Ernesto Froment (marido de Margarida) e desafia Mesquita para um duelo em nome da honra do marido sofredor.

Mais na frente aparece a prima Beatriz, que acaba por se casar com Nicolau,  pai dela Martinho Xavier, Morgado de Chaves, e o "primo" Raphael, o Morgado de Fayões, todos de extrema importância para a estória. Beatriz é a menininha que se faz de santa, Martinho é o pai desconfiado e ciumento e Raphael é o primo namorador que fica com todas as garotas. Realmente um estória cheia de elementos interessantes.

A estória é interessante, o enredo é bem feito e os personagens não são nada entediantes. Com base nisso e muito mais, não tinha como eu dar menos de CINCO (Excelente) na minha nota do livro e adicioná-lo como favorito no Skoob (me adiciona).

E vc, já leu essa obra? Ou alguma outra de Camilo Castelo Branco? Ou de algum outro português? Ou qualquer outra que se passe em Portugal? Vc já leu algum livro? Deixe sua resposta nos comentários.
Abraços...

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...