Anúncio

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Livro | Em Chamas - Suzanne Collins


Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



Em Chamas recebeu críticas geralmente positivas. O Publishers Weekly escreveu que "Mesmo que esse segundo livro passe tempo demais recapitulando eventos do primeiro, ele não desaponta quando chega nos momentos de grande ação que os leitores estavam esperando". A Booklist falou sobre como "uma prosa sem adornos fornece uma janela aberta para a estimulação perfeita e uma construção de mundo eletrizante". O New York Times também publicou uma resenha positiva, no qual dizia que "Collins fez algo raro. Ela escreveu uma sequência que é melhor que o primeiro livro. Como leitor, me senti entusiasmado e até mesmo esperançoso: é possível que essa série e esses personagens estejam realmente isso para algum lugar?" e comentou sobre como Katniss está mais "sofisticada" nesse livro. The Plain Dealer escreveu que "A última sentença de Em Chamas vai deixar os leitores arquejando. Sem mencionar loucos pela terceira parte".

No entanto, nem todas as críticas foram positivas. A mesma resenha do The Plain Dealer fala sobre o quando achou entediante o início: "Depois de 150 páginas de hesitamento romântico, eu estava morrendo de vontade de seguir em frente". O Entertainment Weekly chamou o livro de mais fraco que o primeiro, dizendo que "Katniss finge estar apaixonada pelo seu companheiro nos Jogos, o naturalmente encantador Peeta Mellark, mas está secretamente considerando Gale, um amigo de infância. Exceto - por quê? Há pouca distinção entre os dois rapazes, além do fato de Peeta ter um nome mais embaraçoso. Collins não evoca nenhuma da energia erótica que faz de Crepúsculo, por exemplo, tão assustadoramente sedutor". A revista Time elegeu Em Chamas o quarto melhor livro de ficção de 2009, enquanto a People o considerou o oitavo melhor do ano. Ele recebeu o prêmio de melhor livro do ano de 2009 da Publishers Weekly.

Adaptação Cinematográfica

A adaptação para o cinema de Em Chamas está prevista para estrear em 22 de novembro de 2013, com o título The Hunger Games: Catching Fire (no Brasil: Jogos Vorazes: Em Chamas). Francis Lawrence dirigirá o filme, que começa a ser filmado no verão americano de 2012, para terminar antes de janeiro de 2013, quando a intérprete de Katniss, Jennifer Lawrence, começa a filmar a continuação de X-Men: First Class. O roteirista Michael Arndt (Toy Story 3, Little Miss Sunshine) assina o roteiro ao lado de Simon Beaufoy (Slumdog Millionaire, 127 Horas). Além de Lawrence, no elenco ainda estão Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci, Jena Malone, Sam Claflin e Donald Sutherland.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...