Anúncio

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Entrevista com André Vianco

Vianco já vendeu mais de 500 mil livros no Brasil. É um dos autores mais conhecidos pelo público, que tem apreço pelos seres da noite.
Especialista em narrativas de suspense, o autor agora também publicará seus livros pela editora Rocco, além da Novo Século. O escritor faz questão de honrar os fãs e agradecê-los pela repercussão de seus exemplares.
Seu primeiro livro, “Os Sete“, caiu nas leituras do público graças à sua persistência. Desempregado, chegou a vendê-lo de porta em porta até que conseguiu uma editora. Hoje, tem 14 títulos publicados, dois a caminho e uma trilogia prevista para 2011, além de um piloto para adaptar os volumes de “O Turno da Noite” para a televisão.
Em entrevista à Livraria da Folha, Vianco fala sobre a literatura de horror no Brasil, os vampiros adolescentes que ocupam as prateleiras e a atração que essas criaturas exercem sobre as mulheres.


Livraria da Folha: Por que você decidiu escrever sobre vampiros?
André Vianco: Eu desde pequeno assistia e lia muitas histórias de terror. O vampiro dividia um espaço ali no panteão das criaturas noturnas, lado a lado com lobisomens, almas penadas e congêneres. Quando cheguei à adolescência, comecei a escrever minhas histórias e aos 23 anos de idade eu escrevi meu primeiro romance pra valer, carregado por anjos e demônios em guerra ["O Senhor da Chuva" ] e, quando terminei esse primeiro livro, pensei, agora quero escrever uma história de vampiros, foi aí que surgiu “Os Sete” em minha cabeça.

Livraria da Folha: Como foi o processo de criação dos seus primeiros livros? Qual foi o primeiro livro de vampiros que você leu? Gostou, se identificou?
Vianco: O processo de criação dos primeiros livros foi bem espontâneo, aquela coisa de experimentação, de não saber muito bem como é que se faz a coisa, mas tendo dentro de mim uma vontade danada de contar uma história. A primeira coisa que li sobre vampiros nem romance era, foram HQ’s da “Cripta do Terror”, adorava aquilo.



Livraria da Folha: O que você acha da retomada da produção literária de romances com temática de vampiros?
Vianco: Nem enxergo muito isso como uma retomada, quem gosta de literatura de terror e fantasia nunca passou vontade quando o assunto era vampiro, sempre tem um livro ou outro saindo por aí que aborde os sanguessugas. Meu primeiro livro de vampiros saiu em 2000, “Os Sete”, de lá para cá já bateu os 100 mil livros vendidos.



Livraria da Folha: Você já leu “Crepúsculo”? O que você acha da escrita da Stephenie Meyer?
Vianco: Li um trecho do primeiro romance. Dá pra ver que ela é uma boa contadora de histórias e acertou em cheio com a saga Crepúsculo.




Livraria da Folha: Como você explica o sucesso desses romances com o público feminino?
Vianco: No meu entender, creio que isso vem acontecendo desde que o cinema aplicou suas fórmulas comerciais nos filmes com vampiros, aos poucos eles foram deixando de ser os monstros terríveis que eram para passar a disputar a mocinha com mocinho e bem, agora, com os livros da Meyer, encarnaram o próprio mocinho. Toda mulher sonha em ter na vida um parceiro maravilhoso. Edward não é adorado só porque tem super poderes vampíricos, é adorado porque é super parceiro, super romântico e etc.


Livraria da Folha: Concorda com aqueles que acusam esses novos autores de deturparem o mito do vampiro?
Vianco: Não, não concordo. O mito do vampiro é mutante por natureza e acho que em literatura e cinema vale muito extrapolar, subverter o mito, buscar um jeito diferente de contar a mesma história.



Livraria da Folha: O que você acha da produção de literatura de terror/horror no Brasil?
Vianco: Acho que está crescendo em volume e qualidade, mas essa produção ainda se ressente de um pouco mais de ousadia. Falta ousar escrever histórias mais piradas. A maioria dos escritores fica olhando demais o que andam fazendo lá fora e tentando emular aqui no Brasil.



Livraria da Folha: Você tem planos de escrever livros que não sejam de temas sobrenaturais?
Vianco: Sim, tenho. Uma coisa que não me falta é ideia para uma boa história. Da última vez que contei, tinha mais de 70 argumentos para desenvolver uma narrativa. E no meio disso tenho comédias, roteiros de cinema, peças de teatro, séries para TV, romance sertanejo, tem de tudo um pouco.



Livraria da Folha: Você tem contato com outros escritores brasileiros que tratam de vampiros? Se sim, conte-nos como é.
Vianco: Tenho contato com colegas que escrevem um bocado e escrevem bem, como Kizzy Ysatis, Giulia Moon, Martha Argel, Nelson Magrini e muitos outros. Frequentamos eventos ligados ao terror e fantasia e, vira e mexe, acabamos numa mesa de bar, batendo papo. Escritores de livros de vampiros são bem normais no fundo, no fundo.



Livraria da Folha: Por que decidiu mudar da Novo Século para a Rocco? Perguntamos, porque durante sua palestra na Bienal do Livro do RJ 2009 você declarou que havia recebido várias propostas, mas permaneceria na Novo Século.
Vianco: Permaneceria e permaneci. Não mudei da Novo Século, primeiro porque tenho uma relação que transcende o mero contato profissional. A Novo Século acolheu meus textos, me orientou no início da carreira e continua fazendo isso até hoje, é uma editora e tanto. A Rocco chegou para ampliar meus horizontes e não tenho a menor dúvida de que será uma parceira de tanto valor quanto a da Novo Século.



Livraria da Folha: Você continuará publicando também pela Novo Século. Gostaríamos de saber se haverá alguma diferença entre os tipos de narrativas publicadas pela Novo Século e pela Rocco?
Vianco: A Rocco irá trabalhar com meus textos novos de fantasia, romance romântico e contos. Temos um projeto muito interessante que será trabalhado ao longo dos próximos anos, é um projeto grande e desafiador. A Novo Século continuará publicando minhas histórias de terror. Para o leitor, resta a certeza de que tem muita história boa vindo por aí e tratada por boas mãos.



Livraria da Folha: Você está produzindo um episódio piloto de uma série televisiva baseada nos três volumes de “O Turno da Noite”. Será exibido em qual canal? Você teve que realizar muitas mudanças para adaptar a narrativa ao roteiro que lhe foi exigido?Vianco: Existem alguns canais interessados, mas a série ainda não foi vendida. Como ainda é um projeto independente, pude trabalhar mudando pouquíssima coisa, mais ajustando para a linguagem e aos meios de produção.

Livraria da Folha: “O Caso Laura” será lançado quando pela Rocco? É um livro policial, certo? Fale um pouco sobre a história.
Vianco: Exato. “O Caso Laura” é um policial dark, bem misterioso. A história gira justamente ao redor de Laura, que toda tarde, na hora de seu almoço, se encontra com um homem. Quando o investigador particular contratado para flagrar Laura passa a prestar a atenção nesse estranho homem é que a coisa pega fogo. Não posso falar muito mais do que isso, do contrário o mistério perde a graça.

Livraria da Folha: Já “A Noite Maldita”, seu décimo título sobre vampiros para a Novo Século, sai quando?
Vianco: Passei da metade de “A Noite Maldita”, mas ainda não tenho uma previsão para o lançamento, o que sei é que sai neste ano ainda.




Querem dar uma dica de filme ou livro para postarmos no blog e ao mesmo tempo concorrer a vários prêmios? Então clique aqui.

E para concorrer a um livro da saga Harry Potter no dia 31/01/2011 clique aqui.

5 comentários :

  1. André Vianco gostar de crepusculo e Sthepenie Meyer é uma grande decepção

    ResponderExcluir
  2. ele não gosta, só quis ser politicamente correto ;)

    ResponderExcluir
  3. ate onde entendi, André Vianco nao disse que gostava de Sthepenie Meyer tao pouco de crepusculo, pelo contrario, imagino que ele nao tenha gostado ate mesmo pelo fato de ele ter lido apenas "um trecho do primeiro romance", e realmente ela é uma boa contadora de historia ou crepusculo nao teria vendido tanto e quando ele diz que ela "acertou em cheio" creio que esteja se referindo ao tema terror/vampiros. Enfim, as historia de Vianco na minha opiniao sao muito melhores que as de Meyer

    ResponderExcluir
  4. Assunto treta nesse meio regido pelo cabresto das visoes do ser vampirico. É muito irritante ver que ainda existem pessoas que julgam o entreterimento alheio como certo ou errado. O A.V. não cai nessa armadilha - n é burro- e minimiza e explica o mito para o entrevistador, porem ainda tem gente que ignora completamento o que o Idolo diz pra ficar preso aos velhos dogmas. Parecem Cristãos pow.

    ResponderExcluir
  5. Olha eu discordo dele quanto a mudar a lenda vampírica porque nesse assunto eu sou bem tradicionalista de certa forma, porque uma coisa é um vampiro não queimas no Sol outra é ele brilhar no Sol, você pode mudar de uma maneira mas não ridicularizar.
    Mas mesmo assim o André continua sendo meu autor da atualidade e Brasileiro predileto, os livros dele são magníficos e entusiasmantes, ele é o único brasileiro que fez eu me sentir no meio da história como no primeiro livro dele o senhor da chuva que eu realmente me sentia no meio da luta de anjos e demonios o cheiro da podridão ,úmidade da chuva a luminozidade.
    Os livros dele são bem hipnotisantes

    ResponderExcluir

Obrigado por Comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...