Sinopse: Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo.
As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal pode identificar sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher. As pessoas, claro, o reconhecem — como um imitador talentoso que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e todos querem ouvi-lo. Tudo isso enquanto tenta convencer as pessoas de que sim, ele é realmente quem diz ser, e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo. Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível contada pela perspectiva de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante.
Só olhando a capa, mesmo sem ler nada, já sabemos sobre quem o livro fala. Assim que eu o vi na livraria já fiquei interessado, e quando li a sinopse, eu sabia na hora que deveria ler aquele livro.
Imagine só se o Voldemort alemão voltasse, qual seria sua reação? Você ia acreditar? Se você for lúdico, assim como eu, provavelmente não. O mais provável é que você ache que é uma pessoa fantasiada de Hitler. E quando essa pessoa começa a falar barbaridades, coisas tão irreais que só podem ser piada, você vai achar que essa pessoa é um comediante.
É assim que se inicia a vida do Fuhrer na sociedade moderna. Sendo tratado como um piadista enquanto tenta arrebatar mais pessoas que concordem com o que diz.
O livro é uma grande crítica à todo o mundo globalizado, e principalmente à mídia, que tem o poder de transformar qualquer um em celebridade, sem ao menos saber se o que estão fazendo é realmente certo.
Cheio de sacadas inteligentes e muito humor negro, o autor inovou ao escrever um obra em que o maior ditador do mundo é um ser carismático, interessante e nem um pingo comum, até chegar ao ponto de quase te convencer de que o que ele fala é verdade. Eu disse "quase", se não fosse tão absurdo.
Quem tem um certo conhecimento sobre a segunda guerra mundial vai compreender melhor a obra, principalmente certas citações, mas mesmo assim o livro vai agradar a quem não está muito familiarizado com o tema. É um ótimo livro e vale à pena ler.
Timur Vermes |
É isso leitor, se ficou interessado no livro, não deixe de comprá-lo por nossos links, assim você vai tá ajudando o blog sem ter nenhum custo adicional na aquisição do livro.
Fiquem de olho no blog e ABRAÇOS À TODOS.
Compre o livro na Submarino
Compre o livro na Americanas.com
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado por Comentar!!!